Mestres

A Mestre do Mar presta homenagem a personalidades que foram ou são Mestres na sua arte.

Jacques Cousteau:


Jacques Cousteau, nascido em 11/Junho/1910, Saint André de Cubzac, França, foi um dos pioneiros da aventura submarina, oceanógrafo, cineasta e inventor, que popularizou o estudo da vida marinha através de inúmeros livros, filmes e programas de televisão, que ilustram as suas investigações submarinas. Apesar de não ser formalmente um cientista, foi destinado para as explorações submarinas pelas suas duas paixões: o oceano e o mergulho.


A sua fascinação pelo mergulho inspirou-o a desenvolver, junto com Émile Gagnan, o Aqualung, também conhecido como Scuba (self-contained underwater breathing apparatus), que se tornou disponível comercialmente em 1946. Cousteau ajudou a inventar várias outras ferramentas úteis para os oceanógrafos.


As experiências de Cousteau com filmagens submarinas começaram durante a II Guerra Mundial e, quando a guerra terminou, fundou e liderou o Grupo de Pesquisas Submarinas da Marinha da França, e com isso, continuou o seu trabalho. Para expandir o seu trabalho em exploração marinha, fundou inúmeras organizações de marketing, produção, engenharia e pesquisa, que foram incorporadas (1973) como o Grupo Cousteau.


Em 1950, Cousteau transformou um navio britânico no Calypso, um navio de pesquisa oceanográfica no qual ele e seu grupo realizaram inúmeras expedições. Cousteau ganhou reconhecimento internacional com a publicação do livro: O Mundo Silencioso (1953), o primeiro de muitos livros.


Dois anos depois adaptou o livro para um documentário que ganhou a Palma de Ouro (1956) no Festival Internacional de Cannes e o Prémio da Academia (1957). Aposentado da Marinha em 1956 com o título de capitão, Cousteau trabalhou como director do Instituto e Museu Oceanográfico do Mónaco.


Em 1974 formou a Cousteau Society, um grupo ambientalista sem fins lucrativos dedicado à conservação marinha. O seu último livro, Man, the Octopus, and the Orchid, foi publicado postumamente.

 

 

Siza Vieira:


Não necessita de apresentações.
Na Mestre do Mar sentimo-nos felizes por estarmos rodeados por obras suas.
Na Mestre do Mar temos livros sobre Siza Vieira e vendemos produtos da sua autoria como os cálices de Vinho do Porto.
Desejamos, sempre com as necessárias autorizações, aumentar a nossa gama de oferta de produtos desenhados por Siza Vieira.


Algumas das suas obras mais emblemáticas, recentemente classificadas como Património Nacional:

  • Casa de Chá da Boa Nova
    A Casa de Chá da Boa Nova é uma conhecida casa de chá e restaurante, instalada no edifício que foi uma das primeiras obras (1958-1963) do arquitecto Álvaro Siza Vieira, localizada em Leça da Palmeira.É um dos locais mais procurados pelos amantes da arquitectura, pelos apreciadores de uma boa refeição e, sobretudo, pelos que gostam de contemplar o mar.
    Construída sobre as rochas, a apenas dois metros da água, com o mar em fundo, o espaço começou por funcionar, originalmente, apenas como casa de chá. Actualmente divide-se pelo bar, onde se pode apreciar um chá ou um café olhando o oceano e a zona de restaurante.

    A Casa de Chá da Boa Nova é um sítio perfeito para um café depois do almoço ou para uma bebida relaxante ao fim da tarde, com um pôr-de-sol indescritível, no conforto da sala feita de materiais nobres, onde a madeira domina, decorada com sofás em couro, mesas baixinhas e à luz ténue de pequenos abajures.

  • Piscina das Marés
    Refúgio entre as rochas

    A Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, Matosinhos, é uma obra-prima do arquitecto Siza Vieira. Escondidas entre as rochas, com vistas privilegiadas sobre o mar, as duas piscinas, (uma só para crianças) de água salgada são uma alternativa às várias praias que se estendem ao longo do concelho de Matosinhos.

    Situadas entre a praia dos Beijinhos e a praia de Leça, as Piscinas das Marés passam despercebidas a quem conduz ou passeia na marginal leceira.
    De facto, o perfeito enquadramento dos dois tanques na paisagem é um dos sucessos da obra.


 

Cap. James Cook:


www.cptcook.com/

ESCOLHA O SEU PAÍS

Selecione o país como destino de envio e escolha o idioma

Newsletter

Preencha o formulário com os dados pretendidos e receba todas as novidades, promoções e notícias da sua marca preferida.

Os dados recolhidos serão utilizados exclusivamente para o envio de Newsletters periódicas com informação de produtos e serviços

Campo de preenchimento obrigatório.

Campo de preenchimento obrigatório.

Campo de preenchimento obrigatório.

Campo de preenchimento obrigatório.

* Campos de preenchimento obrigatório.

Obrigado

O seu email foi submetido com sucesso.

Subscrever

O seu email já se encontra registado na nossa newsletter

Obrigado

O seu formulário foi submetido com sucesso.

A minha conta

Os seus dados foram alterados com sucesso.

A minha conta

Ocorreu um erro na actualização dos seus dados. Por favor reveja o formulário.